sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Semana de Mobilização Nacional de Medula Óssea é aberta em Cachoeirinha com cadastro de 100 novos possíveis doadores

Divulgação
Os cinco mililitros de sangue retirados em um tubo de ensaio podem fazer a diferença na vida de uma pessoa de qualquer lugar do mundo. Esse é o sentido da Semana Nacional de Medula Óssea, que ocorre anualmente de 14 a 21 de dezembro e foi instituída através da Lei Pietro e que já está em sua 9ª edição. O ônibus do Hemocentro do RS coletou 100 amostras durante a abertura da Semana realizada na tarde de segunda-feira (14), em frente ao Shopping do Vale, em Cachoeirinha.
A Lei Pietro é de autoria do então deputado federal Beto Albuquerque, do PSB que, em 14 de dezembro de 2007 recebeu o diagnóstico de leucemia em seu filho Pietro, então com 17 anos “Foram 1 ano e 4 meses de luta sem conseguirmos um doador. A dor de perder um filho é muito grande e por isso não podemos nos acomodar. Criamos a lei para incentivar que mais pessoas façam o cadastro que poderá salvar vidas”, afirma Beto.
O prefeito Miki Breier destacou a importância do gesto.
Cadastro é Mundial
O Hemocentro do RS é responsável por fazer o cadastro para fazer doação de medula óssea. Além da unidade móvel, que percorre o estado, coletando as amostras, a sede da unidade em Porto Alegre faz o cadastro de segunda a sexta-feira das 8h as 17h. Para se cadastrar é preciso apresentar um documento de identidade com foto. São retirados 5 mililitros de sangue que passam por uma análise genética. Os dados são salvos no registro nacional de medula óssea, REDOME, que é compartilhado com diversos países do mundo todo. Em caso de compatibilidade com alguém que precise de medula, o doador é chamado. “É preciso ter entre 18 e 55 anos e este cadastro é feito uma única vez na vida.O importante é que após estar no REDOME a pessoa mantenha seus dados atualizados porque caso seja um doador compatível, ela poderá ser localizada, explica Marilú Peck, responsável pela captação e coletas do Hemocentro.
O site do redome é www.redome.onca.gov.br
Com informações do Diário de Cachoeirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário