terça-feira, 25 de outubro de 2016

Davi, bebê diagnosticado com leucemia, consegue 4 doadores compatíveis de medula óssea

Renilson Eurich, Jociele Sandra e o Davi
Renilson Eurich, Jociele Sandra e o Davi
Na quarta-feira, 19 de outubro, a família de Davi, bebê diagnosticado com leucemia, recebeu a notícia de que a doença entrou em remissão e que apareceram 4 doadores compatíveis de medula óssea.  A equipe médica que atende o pequeno Davi, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, prepara o procedimento para a realização do transplante de medula óssea. A expectativa é que todo o procedimento esteja concluído até a primeira quinzena de novembro.

A tia de Davi, Fernanda Rudek, uma das administradoras da página do Facebook – Todos pelo Davi, disse que foram encontrados 4 doadores compatíveis – 3 cordões umbilicais. Ela comentou que a medula compatível é de um doador brasileiro e é 100%, e os cordões são de banco internacional e um deles é 100%. Fernanda Rudek disse que o transplante será por um cordão umbilical, porque estudos mostraram ser a opção mais certa para o tratamento específico de Davi.

De acordo com Fernanda Rudek, Davi recebeu alta no dia 18 de outubro e aguarda na casa que a família alugou, em Curitiba. Ela ressaltou que Davi retorna ao Hospital Nossa Senhora das Graças, na terça-feira, 25 de outubro, para iniciar outra fase de preparo para o transplante. 

Página Todos pelo Davi
A página Todos pelo Davi, disponível pelo Facebook, foi criada pela família de Davi, para sensibilizar as pessoas da importância de ser voluntárias no cadastro de medula óssea. O transplante de medula é a única forma de curar Davi. Além da conscientização da doação, a página, que atualmente é seguida por mais de 13,5 mil pessoas, serviu como um meio da família postar informações referentes ao bebê, que ficou muito conhecido após as diversas campanhas realizadas.

No sábado, 22 de outubro, os administradores da página postaram informações sobre doação de cordão umbilical. “A forma que encontramos de continuar ajudando quem está na fila do transplante é compartilhar informações, porque de bons corações o mundo está cheio e pela campanha do Davi, se Deus quiser, muitas pessoas vão conseguir doador também”, lê-se na publicação da página.

Segundo a postagem, a doação do cordão umbilical do recém-nascido para o Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário é voluntária e autorizada pela mãe do bebê. As unidades armazenadas ficam disponíveis para qualquer pessoa que precise do transplante de medula óssea.

Na postagem tem a informação que os Bancos Públicos da Rede BrasilCord mantém convênio com determinadas maternidades para coleta dos cordões e que as doações só podem ser realizadas nos hospitais conveniados, onde existem equipes treinadas para realizar a abordagem da gestante, acompanhamento da gestação e coleta do material no momento do nascimento da criança. “A Rede BrasilCord conta com 13 Bancos Públicos de Sangue de Cordão e tem o objetivo de diversificar o material genético disponível para transplantes de medula óssea e facilitar a localização de doadores compatíveis em todo o território nacional”, consta na postagem da página Todos pelo Davi.

Davi
Davi completa 7 meses, na sexta-feira, dia 28 de outubro. Ele é filho único do casal Jociele Sandra Braz Eurich e Renilson Eurich, que são do município de Pitanga. O bebê está internado desde o dia 7 de julho, quando a família recebeu o diagnóstico de leucemia. Segundo familiares, os médicos que atendem Davi disseram que a doença começou a se desenvolver provavelmente quando o bebê tinha 1 mês de idade e que foi o primeiro caso a ser atendido no Hospital Nossas Senhoras das Graças, em Curitiba.
Fonte: Jornal Paraná Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário