sexta-feira, 10 de junho de 2016

Passo Fundo pode ter unidade de transplante de medula



Com intermédio do ex-deputado federal Beto Albuquerque, a unidade pode ser implantada no Hospital São Vicente de Paulo. O Projeto deve ser encaminhado ao Ministério da Saúde para a captação de recursos

Você já ouviu falar no Diário de Bia – Vencendo a Leucemia? Essa é uma página do Facebook que foi projetada para contar os conflitos de Beatriz Arantes, de 20 anos, para vencer a Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Através da página, que já tem mais de 185 mil curtidas, a estudante de Publicidade e Propaganda que mora em São Paulo mostra que, apesar do caminho em direção da cura ser difícil, não se deve esmorecer: a esperança é a principal aliada nessa luta.

O diagnóstico veio no dia 30 de agosto do ano passado, quando ela começou a apresentar manchas escuras pelo corpo. A ideia de registrar os passos do tratamento, segundo a mãe, foi pensada pela quantidade de mensagens que a família recebia. Hoje, além de contar sobre as consultas, a página centraliza informações sobre a doença e reúne as palavras de carinho de quem está enfrentando a doença ou já perdeu um familiar ou amigo por conta dela.

Bia permaneceu muito tempo no hospital, recebeu transfusões de sangue e passou pelas sessões de quimioterapia. Ela deixou o hospital no final de março deste ano. Depois, veio a notícia que ela precisaria do transplante de medula óssea. “Achei que meu tratamento e os dias no hospital haviam acabado, pois é muito difícil passar por isso. Fiquei um pouquinho chateada e até chorei... Mas não estou triste. Deus sabe o que é melhor para mim”, escreveu no dia 11 de maio.

Quando se descobre uma leucemia, a probabilidade de que seja necessário o transplante de medula óssea é muito grande. No início do tratamento da Bia, toda a família foi chamada para um teste de compatibilidade e, de 25% de chances, ninguém é compatível. Encontrar um doador no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), cujos dados são cruzados automaticamente com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme) tornou-se a única esperança. Dos mais de 3,7 milhões de doadores cadastrados e, com 0.001% de chance de haver um doador compatível, a Bia encontrou dois. “Você tem noção de como Deus é maravilhoso? Você tem noção do tamanho deste milagre”, questionou antes mesmo de saber se precisaria do transplante, que está marcado para o próximo dia 21.

A leucemia é uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea. A produção de glóbulos brancos fica descontrolada e o funcionamento da medula óssea saudável torna-se cada vez mais difícil, diminuindo progressivamente a produção de células normais. Assim como no caso de Bia, muitos pacientes precisam de um transplante para viver, que requer um tratamento que destrói a sua medula para o recebimento das células contidas na do doador.

Uma notícia tem animado as pessoas que enfrentam, já enfrentaram a leucemia ou que apenas olham com sensibilidade à causa: começaram os acertos para a implantação de uma unidade de transplante de medula óssea no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Numa reunião em Porto Alegre, entre o ex-deputado federal Beto Albuquerque, o médico Pablo Santiago, que é pediatra do setor de oncologia infantil do HSVP, Alberto Kaemmer, da Direção do Instituto do Câncer do HSVP e Cláudio Baumgarten, da Direção do Hospital Regina, em Novo Hamburgo, foi um definido calendário para apresentação do projeto, que será encaminhado ao Ministério da Saúde.

Essa possibilidade foi cogitada com a inauguração do Centro de Oncologia Pediátrica no hospital, que vai acontecer no dia 14 através de uma emenda parlamentar de Beto, que perdeu um filho pela leucemia e, desde então luta para aumentar o número de cadastrados no Redome. O ex-deputado é autor da Lei 11.930/2009, conhecida como a Lei Pietro, que instituiu a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea, e a Lei 13.289/2016, que concede o Selo Empresa Solidária com a Vida às empresas que adotarem políticas para conscientizar e estimular os funcionários a doar sangue e medula óssea.

Beto afirma que tudo o que foi possível será feito para que o hospital possa fazer os transplantes, facilitando-os tanto para os receptores.  “Serei um parceiro incondicional do projeto e farei a interlocução com o Ministério para viabilizar a instalação dessa unidade na nossa cidade, que já é destaque na área da saúde”, enfatiza.

FONTE: DIÁRIO DA MANHÃ/PASSO FUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário